WhatsApp

Blog

Geração de dados é ferramenta importante para tomada de decisões

Cresce a cada dia o uso da inteligência artificial como aliada do agronegócio, proporcionando um salto na capacidade de geração de conhecimento. “É uma mudança de paradigma”, como ressalta o professor da Uniaraxá e engenheiro agrônomo Jorge Otávio Junek, e que exige uma nova postura, pois diferente de fazer mais rápido, a IA responde melhor. “Mas para isso é preciso saber perguntar. E temos muita dificuldade com isso”, avalia

Confira a entrevista:

- Como a geração de conhecimento pode auxiliar os produtores na tomada de decisões mais assertivas?

A geração de conhecimento passa obrigatoriamente pela geração de dados. Vamos entender com um exemplo simples, onde palavras são letras (dados), frases (informação) são um conjunto de palavras; e textos são várias frases (conhecimento). Quando tudo isso se junta, as possibilidades são infinitas. Assim, a estrutura básica do conhecimento passa por dados, porém, tais dados devem ter qualidade, pois as tomadas de decisões serão pautadas com base neles. Dados são a maior riqueza do Agro nos dias de hoje, são as letras que desenham o futuro. São o fragmento básico do conhecimento capaz de levar as decisões a outro nível.

- Como a organização de dados contribuiu para decisões técnicas?

A organização de dados é o grande desafio a ser vencido. Máquinas são a força motriz neste ponto. Se os homens são capazes de inteligir sobre inúmeros fatos simultâneos, as máquinas são infalíveis na manipulação momentânea. Quando juntamos os dois temos o melhor dos mundos para tomadas de decisões. A matemática e os recursos estatísticos nos dão a capacidade de ir além no tempo, nos dão previsibilidade; e capacidade de explicar os fatos. Desta forma, diminuindo o erro e aumentando o acerto em níveis muito acima da capacidade da simples observação humana.

- A IA tornou-se imprescindível para o agronegócio?

A complexidade, o volume de informações que máquinas e a IA podem gerir estão absolutamente além da capacidade humana, apesar de depender dela para isso. Sua utilização no agro é o maior salto de qualidade já visto até hoje. Estamos falando do fim de generalizações para dar lugar à personalização das necessidades de cada propriedade.