WhatsApp

Blog

Manejo de frutas: dicas para uma maturação uniforme

Quando se fala no cultivo de frutas, nada mais importante para o produtor que obter um fruto maduro na época certa, com bom peso e doçura, além de uma boa produtividade. Tudo isso vai representar mais rentabilidade para o produtor, além de proporcionar uma maior durabilidade do seu produto nas prateleiras dos pontos de venda, atendendo à demanda dos consumidores. Para conseguir estes resultados, o caminho é investir no manejo adequado de pragas e doenças e, principalmente, apostar na nutrição complementar via foliar com potássio, uma grande aliada da maturação uniforme dos frutos.

A aplicação foliar de fertilizantes especiais para controle de maturação, pode retardar a atuação do hormônio etileno, presente na planta, que é responsável pelo processo de maturação. O etileno rompe as fibras das frutas, deixando-as mais macias. A doçura vem com a “quebra” do amido por este hormônio vegetal, que também quebra as moléculas de clorofila, deixando o fruto amarelo ou vermelho, ou seja, maduro.

Mas o desafio está em equilibrar a produção e liberação de etileno, para que o processo de maturação seja gradual e uniforme. E a pulverização de fertilizantes especiais proporciona essa uniformidade desejada. Assim, os frutos num pé amadurecem igualmente, ao mesmo tempo, além de aumentar o grau de doçura e o peso da fruta, garantindo uma polpa mais firme e o chamado tempo maior de prateleira, ou seja, ela dura mais. Desta maneira, o produtor pode esperar um pouco mais para comercializar seu produto, evitando períodos em que os preços pagos estão desfavoráveis, explica Josmane de Brito Silva, engenheiro agrônomo e representante técnico comercial da Satis. A aplicação complementar também ajuda a evitar a queda dos frutos, colaborando para o desenvolvimento pleno do fruto e garantindo uma boa coloração.

Tudo isso representa ganhos em produtividade. Esta adubação complementar contribui significativamente para aumentar o valor das frutas, principalmente quando se considera as suas perspectivas de exportação. “É uma excelente relação custo-benefício”, um complemento, que garante retorno, diz Silva.

Uma das soluções da Satis com esta finalidade é o Mathury. As doses recomendadas variam muito de acordo com a cultura, sendo indicadas de acordo com a cultura e o tamanho do cultivo. O produto deve ser aplicado no início do processo de maturação, quando a fruta começa a mudar de cor.

A pulverização do Mathury na folha é recomendada tanto para as chamadas frutas climatéricas, que continuam amadurecendo depois de colhidas e podem ser retiradas verdes dos pés, como a banana, manga, mamão, e o maracujá; mas também para as frutas não-climatéricas, que precisam ser colhidas na época certa, do contrário não amadurecem depois da colheita, como é o caso da uva, melancia, limão, laranja e morango.

Uma outra ferramenta da Satis aliada à uma boa maturação das frutíferas é o Vitaphol Power-K, que contém alta concentração de potássio estimulando a atividade fisiológica da planta e melhorando o enchimento dos frutos. O produto contribui para o aumento do tamanho e peso do fruto.

Lembrando que é importante o produtor sempre recorrer a um auxílio técnico para realizar as análises de solo e das folhas para se certificar quais nutrientes estão chegando à planta. Ao fazer este diagnóstico, é possível proporcionar uma nutrição realmente adequada para o bom desenvolvimento da planta.