WhatsApp

Blog

Plantio do milho segunda safra atinge 90% no centro-sul do Brasil

Duas das principais consultorias de mercado do País divulgaram números atualizados sobre a colheita da soja e o plantio do milho segunda safra no Brasil. A boa notícia é que um período mais seco permitiu o avanço dos trabalhos no campo. Segundo a consultoria AgRural, até o dia 18 de março a colheita da soja alcançava 59%, enquanto na semana anterior estava em 46%. Mesmo assim, o trabalho ainda está atrasado em relação a safra passada quando nesta época 66% das áreas de soja já estavam colhidas.

No caso do milho, 90% das da safrinha previstas para 2021 já estavam semeadas, um pouco abaixo do mesmo período do ano passado quando o percentual estava em 96%.

No relatório, a AgRural destaca que toda a região está em condições positivas de desenvolvimento, "especialmente após as chuvas registradas em áreas que estavam precisando de umidade em Mato Grosso do Sul".

Uma avaliação semelhante foi feita pela consultoria Safras & Mercado. Os analistas relatam que o plantio do milho segunda safra, popularmente conhecida como safrinha, já supera 86% da área estimada para o ciclo 2021, que foi de 14,125 milhões de hectares. Os estados mais avançados no plantio são Mato Grosso (96,8%), São Paulo (82,8%), Goiás (81,7%), Mato Grosso do Sul (78,2%), Paraná (77,9%) e Minas Gerais (64,4%). Já na região do Matopiba os trabalhos de plantio do milho atingem 47,2%, ritmo mais acelerado se comparado ao mesmo período do ano passado quando nesta época 34,9% estavam cultivados.