WhatsApp

Blog

Produção de cafés especiais: confira as dicas dos especialistas que participaram do webinar da Satis

Quem disse que a produção de cafés especiais é um privilégio de grandes produtores? Cada vez mais o manejo correto e tecnologias acessíveis tornam este mercado uma realidade para pequenos cafeicultores. As principais dicas para quem pretende melhorar a qualidade do café e seguir avançando neste universo foram apresentadas no Webinar Satis Cafeicultura 2022. O evento online transmitido pelo Youtube, no dia 15 de fevereiro, foi conduzido por Rafael Stefani, cafeicultor e agroinfluencer, e contou com a participação de Endrigo Bezerra, diretor executivo da Satis e cafeicultor, César Pirajá, produtor de café e coordenador técnico comercial com enfoque em cafeicultura e Dimmy Barbosa, engenheiro agrônomo e pesquisador na área de café.

O webinar gratuito contou com grande participação de produtores de café de várias regiões do país, que puderam fazer perguntas aos especialistas, além ganhar brindes, por meio de um sorteio. Os painelistas dividiram com o público seus conhecimentos, visando uma melhor produtividade e soluções para a cafeicultura brasileira. Um dos temas mais discutidos durante o webinar foi a necessidade de se fazer os manejos nutricional e fitossanitário nas lavouras de café, com atenção para todos os cuidados na pré-florada e pós-florada. Tudo isso, além de boa nutrição, análise correta do solo, cuidados na secagem e armazenamento do café, além de o cafeicultor possuir uma estrutura adequada na propriedade para o processamento do café, disse Dimmy Barbosa. Ele também enfatizou que diante do desafio atual da alta dos preços dos insumos, os cafeicultores precisam focar em elevar a produtividade.

O aprimoramento na produção dos grãos também pode resultar na produção de cafés de melhor qualidade e especiais, uma demanda crescente mundialmente, o que representa mais renda para o cafeicultor. Os especialistas ressaltaram que o mercado de cafés especiais cresce mais que o da commodity. O investimento para se produzir cafés especiais vale a pena, mas com melhorias em toda a estrutura da propriedade, incluindo aquisições como de lavadores e despolpadores, citou Endrigo Bezerra. Entretanto, o produtor precisa avaliar qual o melhor investimento para determinado momento, e utilizar bem a estrutura e recursos que possui. Na produção de cafés especiais, o que vai garantir a renda é o volume, no caso de médios para grandes produtores, ponderou César Pirajá. Por isso, vale focar na produção de cafés com 82, 83 pontos, por exemplo. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), classifica como cafés especiais todos aqueles que obtêm notas acima de 80 pontos na análise sensorial. Já para um pequeno produtor, vale a pena investir para obter cafés de 87 pontos, por exemplo, pois ele consegue agregar muito valor no pouco volume, Pirajá explica.

Para ajudar a aumentar a uniformidade da maturação dos cafés, um ponto extremamente importante para a produção de cafés de melhor qualidade, o produtor de café pode contar com a solução oferecida pela Satis, o Mathury. O produto auxilia na regulação da produção do hormônio etileno que rege o amadurecimento dos frutos e a senescência (envelhecimento) de flores e folhas. Assim, com a regulação deste hormônio, é possível deixar o cafeeiro mais enfolhado, reduzir o volume de grãos no chão e manter por mais tempo o grão cereja na planta. Desta forma, é possível melhorar a peneira (forma e tamanho) dos grãos, obter um grão mais denso, melhorar a bebida do café e reduzir os defeitos dos grãos. Com mais tempo para formar o grão, mais açúcar também é conduzido para ele. Sem contar que a padronização da maturação dos grãos de café proporciona ganhos de renda significativos para o produtor. Um outro detalhe é que reduzindo o chamado café de varrição, aqueles grãos que caem no chão antes ou durante o período de colheita, diminui também os gastos com mão de obra, especialmente em áreas de montanha. Isso também reduz a ncidência da broca do café.

Com um manejo adequado dos cafeeiros, o produtor consegue aumentar a produtividade e garantir grãos de melhor qualidade, aumentando sua renda para compensar todos os esforços e o trabalho árduo e minucioso no campo. Se você não conseguiu acompanhar o Webinar Satis Cafeicultura 2022 ao vivo, não se preocupe. Ficou tudo gravado no canal do YouTube da Satis. Clique aqui para assistir e rever sempre que quiser.